POESIAS

 

MEU PIAUÍ

 

Este é meu Piauí.

Estado que tem história!

Houve marcas na memória,

De povos que vivera aqui!

 

Hoje, orgulhamos de ti

Por toda essa trajetória,

Tantas belezas! E vitórias!

Isso nos faz refletir.

 

Terra das Sete Cidades,

Terra de águas incandescentes!

Terra que tem singularidade.

 

Teu Delta é uma raridade!

Os teus vestígios atraentes,

Demonstram a tua idade.

 

Soneto de Carlos Antonio Monte, 05/09/2011

 

COMO A POESIA DEVE SER VISTA

A poesia é uma forma de expressão popular, onde se tenta transmitir um pensamento, uma idéia, um sentimento (de amor, de gratidão, de paixão, de angustia, de desprezo), um agradecimento, ou seja, uma situação real ou imaginaria. Por isso, a poesia não pode ser vista apenas pela fonética de seus versos ou de suas estrofes, mas sim pela a mensagem que o poeta procura passar quando escreve a mesma.

A inspiração é algo que envolve vários aspectos, às vezes, mesmo que se queira desenvolver um tema, nem sempre é possível naquele momento, pois o autor precisa envolver-se no que deseja produzir e isso exige concentração, situação emotiva, entre outras, por causa de muito desses detalhes é que a maioria dos poetas e autores geralmente trabalham à noite.

Não sei se o leitor já percebeu, mas esta arte poética, tanto a poesia quanto a música, para que os poetas e compositores conhecem as nossas historias, porque às vezes ouvirmos uma música ou lemos um poema e percebermos que parece que a mesma foi feita exatamente para nós, isto é, a mensagem é semelhante a nossa historia de vida. Alguma vez refletiu sobre isso?

O soneto que apresentarei a seguir tive inspiração a partir de uma produção de texto que pedi para os alunos de uma das turmas que lecionava escrevessem sobre um tema, pois para estimulá-los a produção de textos, escrevi uma estrofe para cada um retribuindo o trabalho e mostrando-lhes a importância de se produzir, tendo em vista que todos poderiam escrever sobre o mesmo tema, com ponto de vista diferentes, ou seja, jamais os trabalhos seriam iguais porque há a singularidade pessoal.

 

ACREDITE EM VOCÊ

Invista em sua produção.

Dê o seu ponto de vista.

Sinta-se como um artista.

Faça valer sua versão!

 

Use sua inspiração.

Trilhe por sobre essa pista.

Reflita, se informe, insista!

Mostre sua opinião.

 

Seja um cidadão crítico e consciente.

Para sua tese defender.

Estude, busque informação, argumente!

 

 

Não irá se arrepender.

Discorra freqüentemente.

Acredite em você!

 

(Soneto retirado do livro Novos Horizontes)

MONTE, Carlos. Novos Horizontes, p. 44-45. 1ª Ed. Biblioteca24horas. São Paulo, 2011

OBSERVAÇÃO:

 

Antes de editar novas poesias ou novos poemas gostaria de pedir desculpa aos visitantes do site, pois por motivos de força maior precisei tirar da rede os poemas que até então, encontravam-se a disposição dos visitantes. Mas prometo que foi por uma boa causa. Tendo em vista que retirei-nos porque os mesmos fazem parte do livro Novos Horizontes de minha autoria e assinei um contrato para a publicação do mesmo, e um dos criterios que foram acordados, é que se houvesse algum poema exposto que fosse retirado. Por outro lado acredito ter sido uma boa causa porque terão oportunidade de conhecer não apenas alguns poemas dessa obra, mas sim, todos compõem a mesma.

 

De qualquer forma irão conhecer outros poemas e poesias de minha autoria que não fazem parte de Novos Horizontes.

 

De já, muito obrigado pela compreensão!

 

Carlos Antonio Monte 14/03/2011.